quinta-feira, 29 de abril de 2010

Processo de produção

O Biodiesel pode ser obtido a partir de vários tipos de óleo de origem animal ou vegetal, o uso de plantas oleaginosas como a soja, por exemplo, é o mais comum no Brasil, entretanto é possível produzir o Biodiesel até mesmo com o óleo utilizado na fritura de alimentos.

A molécula de óleo vegetal é formada por três moléculas de ácidos graxos ligadas a uma molécula de glicerina, o que faz dele um triglicídio.
O processo para a transformação do óleo vegetal em biodiesel chama-se TRANSESTERIFICAÇÃO.

Transesterificação nada mais é do que a separação da glicerina do óleo vegetal. Cerca de 20% de uma molécula de óleo vegetal é formada por glicerina. A glicerina torna o óleo mais denso e viscoso. Durante o processo de transesterificação, a glicerina é removida do óleo vegetal, deixando o óleo mais fino e reduzindo a viscosidade.

Para realizar esta reação utiliza-se um álcool e um catalizador. O álcool mais utilizado é o metanol (álcool metílico) devido ao custo menor em relação ao etanol e o catalizador pode ser tanto a potassa cáustica quanto a soda cáustica.

A reação de transesterificação tambem exige o controle da temperatura para que ocorra de modo perfeito, mas todo este processo exige alguns cuidados devido ao uso de material tóxico.

Ainda ao final da reação é necessário fazer um controle da qualidade do combustível através de um processo de purificação que pode ser por filtração ou lavagem.

2 comentários:

Maísa Bertin disse...

Muito bom!!

Unknown disse...

Legal

Postar um comentário